terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ESTAMOS EM LUTO!

“O SENHOR CANDIDO DEIXOU A TODOS O SEU 
LEGADO DE SUCESSO E A CERTEZA DE QUE O
TRABALHO É CAPAZ DE PRODUZIR BELOS FRUTOS 
QUANDO É REALIZADO COM DIGNIDADE”
Jair Mafra - Presidente do Sindicato
dos Empregados no Comércio

Faleceu na manhã de domingo (12/2) o deputado estadual José de Souza Cândido, 70 anos, pai do prefeito de Suzano, Marcelo Candido. O parlamentar estava internado, desde 12 de janeiro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido a fim de recuperar-se de uma parada cardíaca sofrida na sequência da realização de uma cirurgia de pedra na vesícula.
No sábado, o deputado apresentou complicações em seu quadro clínico e voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio, mas não resistiu.
O corpo do deputado foi velado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela (Rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro – Suzano) e sepultado no Memorial do Alto Tietê, também em Suzano, com comparecimento de um grande número de familiares e amigos, além de companheiros do meio político, no qual José Candido era muito querido.
José Cândido foi vereador por três mandatos em Suzano e estava cumprindo seu segundo mandato como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), sendo um dos mais atuantes nas mais diversas causas, especialmente em questões ligadas à descriminação.
José Candido esteve em Arujá por diversas vezes, militando com companheiros do Partido dos Trabalhadores, ao qual era filiado e também como deputado, averiguando necessidades do município, tendo sido responsável por várias emendas legislativas que trouxe recursos para setores e instituições que atendem moradores de Arujá.
José Candido deixou a esposa Laura Cândido, seis filhos e cinco netos.

fonte: www.jornaldacidadearuja.com.br

SUA TRAJETÓRIA
Iniciou seus estudos fundamentais em sua cidade, mas por ter que ajudar sua família, foi obrigado a começar a trabalhar muito cedo, e não pode conclui-los. Com apenas 19 anos, liderou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Oriente e região, pertencente à divisão administrativa de Marília. Posteriormente formou-se no curso de torneiro mecânico.
No ano de 1971, fixou residência no Jardim Revista, em Suzano, onde participou da fundação da Comunidade Católica. Indignado com a situação de falta de estrutura do bairro, passou a cobrar melhorias, tornando-se portador das reivindicações dos moradores perante as autoridades. Fundou a Associação de Amigos do bairro do Jardim Revista, e ajudou na construção do Centro Comunitário. Colaborou também na formação de outras associações na cidade de Suzano. Foi presidente nacional da Comunidade Kolping e ministro da Palavra e Eucaristia na Igreja Católica.
Motivado por membros da igreja, em 1982, José Candido disputou pelo PT sua primeira eleição, mas não logrou êxito, faltando poucos votos para se tornar vereador. A partir desse momento, firmou-se como uma liderança em sua região, passando a ser procurado por moradores de outros bairros para encaminhar suas demandas.
No pleito de 1988 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Suzano, tomando posse em 1º de janeiro de 1989. Na edilidade de sua cidade, passou a ser o representante dos moradores mais carentes, que viviam em áreas quase sem nenhuma infraestrutura.
Ajudou a levar água, luz e asfalto para muitas famílias. Foi reeleito mais duas vezes vereador nas eleições realizadas em 1992 e 1996. 
Deixando a Câmara Municipal de Suzano, Jose Candido expandiu sua atuação, coordenando a partir de 2001, por cinco anos, o Partido dos Trabalhadores na macrorregião do Alto Tietê.
Nas eleições de 2006, José Candido se candidatou para uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo eleito pelo PT com 58.932 votos. Assumindo sua cadeira de deputado estadual em 15/3/2007, destacou-se nas áreas de combate ao racismo, meio ambiente e direitos humanos. 
Na 16ª Legislatura, entre 2007 a 2011, integrou como membro efetivo as comissões permanentes de Assuntos Municipais, Fiscalização e Controle e Direitos Humanos, da qual foi presidente. Como suplente, atuou nas comissões de Defesa do Meio Ambiente, Legislação Participativa, Assuntos Metropolitanos e Economia e Planejamento. 
Candidatou-se pelo seu partido a reeleição ao Palácio 9 de Julho, saindo vitorioso com 68.232 votos. Assumiu em 15/3/2011 seu mandato para a 17ª Legislatura (quadriênio 2011/2015). Como membro efetivo, fez parte da Comissão de Atividades Econômicas e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, e como suplente, nas comissões de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
No Parlamento paulista, entre as proposituras de sua autoria que se tornaram lei destacam-se: a que torna obrigatório o encaminhamento, por escrito, dos contratos firmados por meio de call center e formas similares aos contratantes (Lei 14.516/2011); a que instituiu o Dia Estadual da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (Lei 13.538/2009); e a que incluiu no Calendário Turístico do Estado a Festa de São Benedito e a Festa da Mãe Negra, na capital (Lei 13.407/2009). 
*Antônio Sérgio Ribeiro, advogado e pesquisador, é diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário