terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Porque as empresas precisam evoluir do modelo de controle para o modelo de colaboração?


Listamos três motivos que justificam esta mudança:
Novos desafios que não podem ser resolvidos com o modelo tradicional de gestão. As empresas devem ser mais flexíveis e mudar de modo mais rápido. Precisam aprender a inovar continuamente e a criar ambientes de trabalho que encorajem as pessoas a dar o melhor de si ao invés de tratá-las de forma automática, como robôs.
Acesso facilitado a ferramentas de apoio ao processo de construção do conhecimento compartilhado. A reestruturação do processo de gestão com base da colaboração nunca foi tão disseminado. Além disso, o desenvolvimento da cultura colaborativa tem sido suportado por diversos recursos e ferramentas acessíveis ao ambiente empresarial, como blogs, fóruns, wikis e redes sociais corporativas que possibilitam às pessoas trabalharem em conjunto sem estarem hierarquicamente organizadas.
Diversidade da força produtiva. O ambiente de trabalho está cada vez mais diversificado, várias gerações com perfis bem diferentes estão atuando em conjunto e as empresas precisam aprender a gerar resultados neste novo cenário. Um modelo de gestão mais aberto e horizontal facilitará este processo e as empresas que conseguirem se adaptar poderão usufruir de um crescimento mais acelerado e contínuo.
Para que estes desafios sejam superados as empresas precisam apoiar suas lideranças, dando o suporte técnico e cultural necessário para o compartilhamento de informações. Isto poderá fortalecer a construção de um ambiente com profissionais mais engajados e com maior distribuição de responsabilidades na busca de melhores resultados para o negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário