segunda-feira, 13 de maio de 2013

3 maneiras simples de sobreviver ao estresse no trabalho

A combinação falta de tempo e altas demandas é perfeita para causar uma equipe de profissionais estressados. Contudo, quanto menos controle um profissional tiver sobre seus sentimentos, menos eficiente ele se torna. Por isso, é fundamental manter os níveis de estresse sob controle no ambiente de trabalho. Saiba como fazer isso de maneira rápida e simples:

1. Perceba seus sentimentos e diminua o ritmo

O estresse não é necessariamente negativo. O problema é que geralmente os profissionais mantêm o foco apenas nos prejuízos que ele pode causar, o que resulta na diminuição do rendimento. Por isso, é preciso reconhecer quando o estresse está causando danos no seu autocontrole e, em consequência, na maneira como você lida com as emoções. Procure perceber seus sentimentos: você anda irritado, desconcentrado ou muito cansado? Tudo isso é sinal de estresse. Procure relaxar e diminuir o ritmo quando se sentir assim.

2. Desenvolva um critério de prioridades

Embora a rotina de trabalho dê a impressão de que tudo é urgente ou importante, a realidade é um pouco diferente. Você precisa desenvolver um critério próprio para estabelecer prioridades. Para isso você precisa entender com exatidão todos os processos que realiza. Saia do piloto automático, revise todas as suas tarefas e entenda o que cada uma delas significa na sua rotina e no desempenho do trabalho como um todo. Dessa maneira você saberá o que deve ser feito primeiro e o que pode ser concluído com mais calma no fim do dia. Procure não se pressionar tanto.

3. Estabeleça um horário

Você deve fazer de tudo para evitar a sensação de estar sobrecarregado e uma ótima maneira de fazer isso é aprender a lidar com horários. Pense na quantidade de tarefas que você tem de realizar ao longo do dia e organize-as de maneira que todas sejam cumpridas até um horário limite. Lembre-se: esse passo é consequência dos dois anteriores. Se você for capaz de diminuir o ritmo e estabelecer um bom critério de prioridades, dificilmente terá de passar do horário estabelecido para conclusão de todas as tarefas.

Link: 
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/05/07/1021763/3-maneiras-simples-sobreviver-ao-estresse-no-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário