quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Trabalhadores em greve fecham farmácias em Santos e São Vicente


Mais de 40% dos trabalhadores em farmácias e distribuidoras de medicamentos da Baixada Santista cruzaram os braços na última terça (21/8), depois de uma manifestação pacífica ocorrida a partir das 10h na Praça Mauá, em Santos, para forçar os patrões a retomarem as negociações salariais com a categoria, suspensas por intransigência do Sincofarma e do Sincamesp, que representam as empresas no comércio varejista e atacadista de medicamentos. A greve foi decidida em assembleia da categoria no último dia 16/8.
Com carro de som, bandeiras, faixas, muita disposição e gritando palavras de ordem como “greve”, “comerciários na luta, na rua, mostrando a que veio” e “fecha, fecha”, mais de 400 manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade e logo três farmácias de redes baixaram as portas, “lacradas” com vários adesivos “greve”: Drogasil, Poupa Farma e Drogaria São Paulo, todas na região da Praça Mauá.

Conciliação
Segundo o presidente do Sinprafarma da Baixada, Jaime Porto, a paralisação de mais de 40% dos 5 mil práticos de farmácia representados pelo Sindicato já começaram a surtir efeito. Nesta quarta (22/8), às 15h, foi marcada audiência de conciliação entre o Sinprafarma e os sindicatos patronais no TRT na Capital paulista. “Estamos totalmente mobilizados para forçar os patrões a voltarem à mesa de negociações e empenhados em buscar salários dignos aos trabalhadores”, Porto.

São Vicente
Depois de Santos, os práticos de farmácia repetiram a manifestação nas ruas centrais de São Vicente e, até as 12h30, fecharam três farmácias de rede: Drogasil, Drogaria São Paulo e Droga Raia, todas na rua Frei Gaspar.

Reivindicações
Na Campanha Trabalho, Conquista e Dignidade, os práticos de farmácia reivindicam, além da reposição da inflação, aumento real de salários, horas extras 100% aos domingos e feriados, PLR, 40 horas, condições dignas de trabalho, vale-refeição para toda categoria, cesta básica, fim do desvio e acúmulo de função, e avanços nas cláusulas sociais.
Liderado por Porto e pelo presidente Luiz Carlos Motta, da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), o movimento teve o apoio do Sincomerciários de Mogi das Cruzes representado pelo nosso presidente Jair Mafra e Sindicatos Filiados, além da Força Sindical, da Nova Central e de sindicatos de outras categorias, como saúde, químicos, construção civil e de aposentados de Santos.
Para Motta, a categoria que mais cresce no País “também cresce de modo organizado quando ganha as ruas para reivindicar seus direitos, como se vê nesta manifestação”. Durante o ato, Motta deu entrevistas para vários veículos de imprensa, entre eles a “TV Tribuna”, Band e o jornal “A Tribuna”.

Greve: Práticos de farmácia de Santos

Comerciários de Mogi das Cruzes representado pelo nosso presidente Jair Mafra.

O presidente Jaime Porto do Sinprafarma de Santos levanta o braço ao lado do presidente da Fecomerciários Luiz Carlos Motta momento que foi fechado uma unidade da empresa Drogasil em Santos

Luiz Carlos Motta e manifestante fazem passeata pelas ruas centrais de Santos.

Unidos somos fortes!

Jair Mafra e Luiz Carlos Motta (Força comerciária)

Comerciários e práticos de farmácia fecham estabelecimento em Santos durante a minifestação (Greve)



Equipe de apoio presente, comerciários de Mogi das Cruzes



Nenhum comentário:

Postar um comentário