quinta-feira, 7 de março de 2013

Dilma recebe líderes das centrais sindicais e assina a Convenção 151 da OIT


Uma comitiva de líderes das centrais sindicais foi recebida em audiência pela presidenta Dilma Rousseff, no começo da noite de quarta-feira (6/3), no Palácio do Planalto. Os líderes apresentaram a pauta trabalhista, que tem 12 itens, entre os quais o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a política de valorização dos aposentados.
Na reunião, Dilma assinou decreto que internaliza a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ela estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e governo. A Convenção foi ratificada pelo governo brasileiro em 2010, mas precisa ser adaptada à legislação nacional para entrar em vigor. O texto deve ser publicado na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial da União, segundo o ministro do Trabalho, Brizola Neto, presente na reunião.
Brizola Neto afirmou que um grupo de trabalho prepara uma legislação sobre o tema, que será enviada ao Congresso. Ainda segundo o ministro, a presidenta reforçou a necessidade de se direcionar os recursos provenientes dos royalties do pré-sal para a educação, e pediu o engajamento dos trabalhadores no tema.
A Força Sindical foi representada na reunião pelo presidente Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, pelo secretário-geral João Carlos Gonçalves, o Juruna, e pelo tesoureiro Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo. Motta liderou mais de mil comerciários dos Sindicatos Filiados na 7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais, que reuniu 50 mil trabalhadores na quarta-feira em Brasília.  
Foto: José Cruz/ABr 
Fonte:  Assessoria de Imprensa da Fecomerciários, com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário