quinta-feira, 13 de junho de 2013

Para ter sucesso em sua carreira seja movido a metas e objetivos

Até recentemente, em troca de dedicação e lealdade, o empregado recebia a oportunidade e os meios para trabalhar, o pagamento e a garantia de segurança. Na verdade, a maioria dos profissionais confiavam também seu futuro nas mãos das empresas empregadoras. Muitos nem percebiam o quanto eram dependentes da companhia para a qual trabalhavam.
 
A maioria também delegou às empresas empregadoras seu aprimoramento profissional. Ao perguntar sobre cursos de especialização, inúmeras vezes já ouvi como resposta: “ A empresa não tinha um bom programa de treinamento, por isto, há três anos não faço nenhum curso.” É óbvio que o desenvolvimento da carreira deste profissional , só ocorreu quando a empresa  precisou dele. Como ficará este indivíduo se amanhã não for a melhor opção para a empresa? Muitos se sentem perdidos, sem perspectivas e veem nesta nova geração uma enorme concorrência tendo em vista que a busca pelo conhecimento pelos jovens é mais natural. Comparo estes profissionais que vivem no mundo do emprego como aves nascidas livres e criadas em cativeiro que, diante da gaiola aberta e da imensidão do espaço a frente, não sabem como alçar voo. Muitos deles ficam dentro da gaiola somente observando e admirando o voo das outras aves, que movidas por objetivos e metas pessoais exploram um mundo de oportunidades.
 
emprego é do empregador, daquele que empreende um negócio. O empregado é aquele que vende seu trabalho para um empregador. É bom lembrar que a carreira pertence ao profissional. Essa frase deve ficar gravada na memória como um mantra para quem quer se adaptar ao memorável mundo novo chamado “mercado de trabalho”.
 
No século XXI esta nova forma de trabalho chamado de empregabilidade adotada pelas novas gerações causou insegurança em organizações e profissionais, por isto agora mais do que nunca para se alcançar o sucesso é indispensável ter uma carreira sustentável e para isto o profissional precisa ser movido a metas e objetivos claros e reais.
 
Uma carreira profissional é  de responsabilidade de seu proprietário, e não do tomador de serviços ou do empregador. Parece óbvio, não é mesmo? Parece, mas não é. Essa foi uma lição aprendida à duras penas para muitos profissionais que só acordou para o fato de que tinha colocado a vida e o futuro nas mãos do empregador quando perdeu o emprego.
 
Mesmo sabendo dos riscos, são raros os profissionais que, estando bem empregados, tem o cuidado de verificar, periodicamente, como estão seus conhecimentos, suas habilidades e experiências. É importante fazer um levantamento constantemente, mas é imprescindível ter muito claro quais são seus objetivos pessoais e profissionais para que você possa definir suas metas ao decorrer da construção de sua carreira.
 
Tenha sempre um sonho a sua frente para não se acomodar ou se sentir satisfeito com o que já conseguiu esta é uma regra neste novo cenário.  Estabeleça Objetivos pessoais. O que você quer ser, ter ou fazer  daqui a 2 anos, até o final do ano, no semestre, no bimestre, no mês, na quinzena, na semana e no dia.
 
Coloque seus objetivos e metas no papel, leia-os  regularmente para reforça-los em sua mente, já que a mente humana é perseguidora de objetivos.
 
Será mais fácil decidir sobre uma ação que foi pensada e escrita. Por isso, metas escritas ajudam você a avaliar e a tomar boas decisões. Objetivos sem ação não tem valor. Procure caminhos que façam você chegar aos objetivos. Trace planos de ação. Coloque no papel tudo que você vai fazer para chegar lá. Faça as coisas acontecerem, não espere que elas aconteçam.
 
Tanto o crescimento quanto o fracasso das empresas depende das metas de cada profissional inserido, tendo em vista que as empresas são formadas por pessoas, se a organização quiser ter um desempenho 100% não pode ter profissionais 50%.
 
Albert Einstein disse que desenvolveu cerca de 10% do seu potencial. No mundo dos negócios as pessoas que ganham 30 mil reais por ano não são melhores do que as que recebem 2 mil.  Apenas tem uma vantagem de medir o seu próprio desempenho e isso faz parte do mundo de metas.  Investem tempo e dinheiro no seu desenvolvimento profissional e definem objetivos maiores e seguem a risca todas as etapas para a conquista do sucesso.
 
Como dizem: “ Pense mais alto e subirá com seus pensamentos. Se você pensar pequeno, conseguirá coisas pequenas.”
 
Muitos dizem que sucesso é sorte, eu prefiro acreditar que “ sorte é quando a oportunidade o encontra preparado”, quantas vezes a oportunidade apareceu para você mas não estava preparado para agarrá-la?
 
Sempre digo que a carreira sustentável deve sempre ser vista por três aspectos:
 
Capacitação -  é o que você é capaz de fazer...
Motivação - determina o que você faz.
Atitude - determina o quanto você faz isso bem feito.
 
Sucesso significa resultado. É por isto que estamos no mundo dos negócios.
 
Existem pessoas que preferem olhar para o relógio a vencer o desafio do tempo. O mundo que vivemos é essencialmente das escolhas que fazemos.
 
A maioria dos empresários paga por presença... No entanto deveriam pagar por desempenho, resultado e produtividade. Muitos nem registram o desempenho.
 
O nosso sistema é falho, a legislação também é falha... Pagamos por isto em salários, impostos, taxas, sem grande retorno e acabamos também nos esquivando do principal: resultados!
 
As pessoas se enganam, evitam se olhar no espelho, tem medo de descobrir que estiveram aprisionadas ao emprego por tanto tempo que se esqueceu de investir em sua carreira.
 
Funcionários são pagos para trabalhar... Mas o entusiasmo e o poder do seu envolvimento vêm dos elementos de metas, ideais e objetivos e não do valor do contracheque.
 
 As metas fazem parte da força motivacional e devem ser escritas... Metas não escritas são apenas desejos e são facilmente esquecidas ou mudadas. Visão sem ação é apenas uma ilusão.
Os maiores sucessos são resultado deste comprometimento pessoal com a vitória.
 
É normal pensarmos em objetivos de ter e fazer ( uma casa, um carro, uma viagem). É mais raro estabelecermos objetivos relacionados a ser. O que você quer ser como pessoa, como marido ou esposa, como pai ou mãe, como profissional? Ás vezes objetivos de ser são mais importantes do que os de ter ou fazer.
 
Os profissionais do século XXI focam seus objetivos principalmente no que querem ser e como querem viver e se planejando desta forma estão criando diferenciais nunca antes alcançados, deixando de ser perseguidores do sucesso para se tornarem perseguidos pelo sucesso. Por se tornarem provedores de soluções. Pois muita gente ainda pensa que o mercado de trabalho é constituído somente de vagas a serem preenchidas. Isso não é mais verdade. O mercado de trabalho  é feito de questões a serem resolvidas e, que, às vezes não estão traduzidas na forma de vagas. Quem procura e detecta problemas descobre oportunidades. Como consequência, acha trabalho e dinheiro. Portanto, esteja certo: há vida e muito trabalho para quem tem objetivos claros e tem metas bem definidas. Existem muitas possibilidades para um bom profissional ajudar os outros na solução de problemas. E pode ser que a solução que você oferece tenha valor real para quem precisa.
 
E, se tem valor, pode ter preço.
 
E, se tem preço, pode ser vendida.
 
Pense nisso.

*Sobre a autora: Adriana Queiroga é associada do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA/MG, com especialização em Processos Gerenciais e Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, há 15 anos atua como consultora em gestão estratégica administrativa, financeira e de pessoas, sempre com foco no bem-estar da organização e dos profissionais inseridos no processo. Possui formação em Coaching, Mentoring e Holomentoring do Sistema ISOR® pelo Instituto Holos de Qualidade, com certificação do ICF International Coach Federation e ministra cursos, aulas, palestras e workshops com foco em qualidade de vida das pessoas e nas empresas.www.adrianaqueiroga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário