quinta-feira, 11 de julho de 2013

Comerciários vão potencializar o Dia Nacional de Luta

As Centrais Sindicais se reuniram na manhã desta quarta (10/7), na sede da Força Sindical, em São Paulo, a fim de encaminhar as providências para o Dia Nacional de Luta, nesta quinta. O indicativo dos dirigentes é de que será um ato forte, massivo e nacional.
A manifestação, convocada pela Força, CUT, CTB, UGT, Nova Central, CSP-Conlutas, CGTB, Intersindical e CSB, terá apoio também de entidades do movimento social. Mas o foco, ressaltam os sindicalistas, é trabalhista. O movimento sindical quer fazer andar a Pauta Trabalhista junto ao governo e ao Congresso Nacional. A pauta reivindica a redução da jornada para 40 horas, fim do fator previdenciário, suspensão do Projeto de Lei das terceirizações, fim das demissões imotivadas, 10% do Orçamento do PIB para a saúde e educação, transporte público de qualidade, fim dos leilões de privatização do petróleo e reforma agrária.
Por ser amplo e envolver diferentes categorias profissionais, em muitas regiões o movimento terá vários formatos. Em São Paulo, as paralisações nas fábricas, e outros locais de trabalho, começam por volta das 5h. Ao meio-dia, os manifestantes se concentram no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Por volta das 15h, deve sair passeata, descendo a Consolação até a Praça Ramos.
Comerciários
Os comerciários da Capital e da Grande São Paulo, unidos sob a liderança do presidente MOTTA, da Fecomerciários, vão se concentrar a partir das 8h na Rua Carlos de Souza Nazareth com a Avenida Prestes Maia, na região da Rua 25 de Março. Os Sindicatos Filiados do Interior vão fazem manifestações em suas bases.
Metalúrgicos
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e dirigente da Força Sindical, Miguel Torres, ressalta: “Na reunião desta quarta com as lideranças das Centrais, a expectativa dos companheiros é de que amanhã será um dia histórico. Os trabalhadores estão mobilizados para realizar um grande ato em defesa da Pauta Trabalhista”. Em São Paulo, o Sindicato já mapeou as regiões e pontos de paralisação e concentração.
CTB
“Será um ato marcadamente sindical, com forte presença da classe trabalhadora”, afirma Wagner Gomes, presidente nacional da CTB.
Portos
Os trabalhadores dos principais portos devem paralisar as atividades, assim como os de várias obras do PAC. Em Santos, maior porto do País, estivadores iniciaram às 7h desta quarta (10/7) protesto contra as mudanças no sistema de contratação de mão de obra previstas pela chamada MP dos Portos, aprovada pelo Congresso. A paralisação deve ganhar força amanhã, em diversos portos do País.
Metrô
No início da noite desta quarta (10/7), o Sindicato fará nova assembleia para que a categoria decida se para ou não na quinta. Há tendência de paralisação por algumas horas, na parte da manhã.
Ônibus
Os sindicalistas que bloquearam 17 terminais de ônibus na manhã desta quarta-feira (10/7) prometem fechar todos os 29 terminais da cidade a partir das 9h de amanhã. O grupo faz parte de uma chapa de oposição no Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo.
Servidores
Além dos itens da Pauta Trabalhista Unificada, servidores municipais, estaduais e da União, e setores ligados ao Judiciário, devem aderir às manifestações amanhã. Eles vão levar às ruas bandeiras específicas e cobrar os governantes de cada segmento.
Movimentos sociais
Em todo o Brasil, entidades do movimento social integram-se às manifestações. Em São Paulo, há um forte engajamento do MST e UNE. Há indicações de que 60 entidades do movimento popular apoiam o protesto desta quinta.
Segurança
Existe preocupação dos dirigentes das Centrais com a segurança dos manifestantes. “A tradição do movimento sindical é de atos organizados e pacíficos”, diz João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical. A UGT postou com destaque em seu site orientações gerais sobre a mobilização de amanhã. Há recomendação de que eventuais atos de vandalismo sejam fotografados e enviados para a denúncia de pronto. Endereço: comunicacao@ugt.org.br
Redes
As redes sociais também serão utilizadas pelas Centrais. A página 11 de julho – Dia Nacional de lutas (https://www.facebook.com/pages/11-de-Julho-Dia-Nacional-de-Lutas/457525381010001), no Facebook, tem a participação de todas as assessorias das Centrais que vão abastecer de informações sobre a mobilização.
Trabalhaores nas ruas - A hashtag #trabalhadoresnasruas será a marca das Centrais na rede.
Agência Sindical
A rádio web da Agência inicia transmissão às 5h30 desta quinta, com participação por telefone de lideranças sindicais, autoridades e intelectuais. Entrevista: às 16h, o consultor sindical João Guilherme Vargas Neto estará no estúdio para analisar o movimento – a ideia é fazer um balanço. O site da Agência também fará a cobertura das manifestações, com atualização durante todo o dia.
Fonte: Agência Sindical e Centrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário